O processo de domesticação do lobo permitiu que um canídeo pudesse ser o nosso mais fiel companheiro. A bolinha de pelos que abana o rabo e por vezes dorme na sua cama, compartilha 99% do DNA do lobo selvagem. Mas para o que isso realmente importa já que o estilo de vida atual de ambos é tão diferente? O lobo selvagem e o cão doméstico são carnívoros e necessitam de carnes, vísceras e ossos como base alimentar para terem uma vida saudável e longeva.
Falando em carnívoros, o gato doméstico pertence a família Felinea, inclui guepardos, linces, jaguatiricas que são animais exclusivamente carnívoros.
Com o processo de domesticação, não foi somente o comportamento dos cães e gatos que sofreu alteração, mas sobretudo, sua alimentação. As rações comerciais ofertadas nos dias de hoje são alimentos cômodos, ricos em carboidratos e com sua composição completamente diferentes da presa que cães e gatos teriam acesso na natureza.
A alimentação natural ou bio apropriada é uma alternativa para mimetizar uma presa com alimentos que temos em casa. São modalidades nutricionais que priorizam a oferta de alimentos mais próximos da natureza, ou seja, minimamente processados ou não processados. O objetivo principal é promover um cardápio equilibrado e nutritivo, com foco em ingredientes que preservam os nutrientes e propriedades naturais.
Nesta consultoria nutricional eu irei te explicar como uma alimentação equilibrada e prática pode beneficiar a saúde do seu animal, sendo base para o tratamento de diversas doenças e principalmente na prevenção destas.