O que é a terapia com Cannabis para cães e gatos?

Para falarmos sobre medicamentos à base de Cannabis, devemos partir do ponto inicial: o organismo dos humanos e dos animais possui um sistema endocanabinoide. Ou seja, possui um sistema de produção endógena de neurotransmissores com o principal objetivo de reduzir os sinais excitatórios e inibitórios nas sinapses neuronais. Essas substâncias são formadas por fosfolipídios sintetizados a partir da alimentação, motivo pelo qual cães e gatos sadios e bem nutridos tem uma ótima produção de canabinoides endógenos. 


Animais em quadros patológicos apresentam disparos glutamatérgicos excessivos, permitindo maior excitabilidade do sistema neuronal e consequente exaustão química. A terapia canábica tem como principal intuito de modular esses impulsos nervosos, através de fitocanabinoides extraídos da planta Cannabis. 


O processo controlado de extração a partir da planta permite a expressão de diversos terpenos, flavonoides e fitocanabinoides, estes que quando utilizados em conjunto permitem um efeito satisfatório na modulação do organismo. Os principais fitocanabinoides utilizados atualmente são o CBD e THC, substâncias semelhantes aos canabinoides endógenos e que se ligam nos mesmos receptores endógenos, modulando e controlando a resposta do organismo. 


Quero saber mais

Como funciona e quais são os benefícios da Cannabis para os pets?

A Cannabis pode ser encontrada em várias formas de medicamento, como pomadas, spray e óleos, sendo o último o mais frequentemente utilizado. A administração do óleo é em gotas por via oral, sendo a quantidade de gotas dosada de forma individual, já que cada organismo responde de uma forma singular.

A terapia canábica é uma das diversas ferramentas para modular o sistema endocanabinoides, uma vez que a associação de terapias adjuvantes com ácidos graxos, antioxidantes, aromaterapia, bem como a ingestão de alimentos com menor carga glicêmica e a prática regular de exercícios compreendem a verdadeira modulação para diminuir a inflamação difusa. 

Mas e como a Cannabis pode ser aplicada dentro da medicina veterinária?

  • Em quadros convulsivos 
  • Dores aguda e crônica devido a osteoartrose
  • Quadros oncológicos 
  • Doenças autoimunes
  • Doenças neurológicas
  • Hipersensibilidade alimentar
  • Distúrbios comportamentais
  • Melhora do apetite e controle de náuseas 
Quero saber mais

Perguntas Frequentes

A prescrição de medicamentos à base de Cannabis é liberada?

Embora a utilização de medicamentos à base de Cannabis tenha iniciado previamente à legalização, a prescrição legal por médicos veterinários foi aprovada pela Anvisa no ano de 2024. Essa regularização permite que uma ferramenta da medicina integrativa possa ser utilizada de forma mais acessível e segura. 

Quais são os efeitos colaterais do uso de medicamentos a base de Cannabis? Meu animal irá ficar “chapado”?

Os efeitos colaterais que podem ser vistos como diarreia, ataxia, tremores acontecem quando a dose ideal for ultrapassada. Os medicamentos à base de Cannabis possuem fitocanabinoides controlados e uma quantidade muito pequena de THC, de modo que a administração do óleo de Cannabis não provocará um estado alucinógeno.

Posso substituir o medicamento convencional pelo medicamento a base de Cannabis?

A terapia com Cannabis é utilizada para somar na medicina e na promoção da saúde do paciente. Em casos nos quais é necessário manter a medicação convencional, geralmente a dose consegue ser reduzida, diminuindo, consequentemente, os efeitos colaterais. Porém, em alguns casos, a cannabis pode ser utilizada como a única terapia.

Por que pacientes que recebem alimentação natural têm uma resposta mais eficiente à terapia Canábica?

Porque a terapia com Cannabis é aliada na regulação do homeostase do sistema endocanabinoide, assim como a alimentação natural ou bioapropriada. Desta forma, associar as duas ferramentas irá promover a saúde e equilíbrio do corpo de forma mais eficiente e assertiva.

É necessário acompanhamento médico veterinário para utilizar medicamentos à base de Cannabis no meu animal?

Sim, pois a prescrição é feita a partir de medicamentos controlados e retenção de receita. Além disso, é fundamental o acompanhamento de um médico veterinário experiente para avaliar e encontrar a dose adequada para cada paciente.

Imagem de cachorro

Entre em Contato

Pronto para transformar a saúde e o bem-estar do seu pet? Entre em contato comigo! Seja para agendar uma consultoria personalizada ou tirar dúvidas sobre alimentação natural, estou aqui para ajudar você e seu melhor amigo. Preencha o formulário abaixo ou me envie uma mensagem nas redes sociais. Juntos, podemos oferecer o que há de melhor para o seu cão ou gato!


Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais