A alimentação natural é um dos principais pilares na diminuição das coceiras, uma vez que a coceira é somente a manifestação de uma alteração do organismo do seu animal.
Atualmente, sabe-se da importância de um intestino saudável para a longevidade, por isso a alimentação natural é tão eficiente, já que ela é composta apenas de ingredientes naturais e de alto valor biológico, com quantidades de proteínas, gorduras e carboidratos apropriadas a cada indivíduo. A oferta diária de um cardápio com ingredientes ricos em proteínas de alta digestibilidade, gorduras saudáveis, fibras e probióticos colabora para um intestino equilibrado e sem disbiose, ou seja, um intestino com uma barreira seletiva e eficiente para impedir que toxinas e moléculas maiores entrem na circulação sanguínea, provocando posteriormente um quadro de hipersensibilidade e coceira.
Além disso, a alimentação natural permite que os ingredientes sejam selecionados conforme a particularidade do seu pet, sem a presença diária de alimentos ultraprocessados que agravam a inflamação do trato gastrointestinal.
A alimentação natural é fundamental na melhora dos quadros de alergias e coceiras, pois nutre o animal de dentro para fora, provendo ao intestino níveis otimizados de nutrientes e sem a presença de conservantes e altos níveis de carboidratos.
Vale ressaltar que a pele e os pelos exteriorizam a saúde do seu animal como um todo, por isso a importância de tratar a causa base, porque um intestino saudável trará diversos benefícios e a ausência das coceiras será a cereja do bolo.