A medicina veterinária de pequenos animais evoluiu muitos nas últimas décadas, e assim os tratamentos alternativos vem cada vez mais como ferramentas a fim de reduzir os efeitos colaterais de terapias convencionais e melhorar a resposta para algumas enfermidades severas, principalmente as de origem nervosa, muscular, óssea e imunológica. A medicina veterinária integrativa visa trabalhar o paciente como um todo e uma destas ferramentas é a prescrição da Cannabis Medicinal para os cães e gatos.
A Cannabis medicinal já era reconhecida há alguns anos como um terapia válida na medicina humana e aplicada principalmente em quadros de epilepsia em crianças, com os diversos benefícios visto e profissionais dedicados à expansão do tratamento, a prescrição legal foi reconhecida para a medicina veterinária.
A terapia com Cannabis é feita através da administração do extrato da planta Cannabis em forma de óleo, pomada ou tinturas. O principal objetivo da terapia é promover uma homeostasia do organismo, ou seja, promover um equilíbrio através dos fitocanabinoides e terpenos presentes na planta. Esses fitocanabinoides são semelhantes a neurotransmissores que o próprio corpo do animal e do ser humano produzem de forma endógena, em outras palavras, os fitocanabinoides restauram a deficiência de processos que o corpo produz naturalmente em seu estado saudável.
Mas e quais são os benefícios disso, afinal?
A terapia com Cannabis tem diversas atuações, reduzindo e eliminando crises convulsivas, diminuindo quadros de dores crônicas como em casos de osteoartroses, modulando e melhorando a barreira do intestino e auxiliando em quadros de agressividade e ansiedade. A terapêutica é ajustada conforme a patologia e individualidade de cada paciente e isso permite uma diversidade de tratamentos, com o objetivo final de promover o melhor resultado com os menores efeitos colaterais.
A medicina endocanabinoide vai muito além de um medicamento, pois exercícios regulares, sono de qualidade, alimentação natural ou bio apropriada, manejo de estresse e conexão sociais são pilares importantes para um sistema endocanabinoide saudável.